Quarta-feira, 27 de julho de 2016
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Certificação indica materiais sustentáveis para a construção civil

A sustentabilidade se tornou algo presente no dia a dia das pessoas. Prova disso é a aplicabilidade do conceito em diversos produtos ao nosso redor, como tecidos e embalagens. Assim, há alguns anos o desenvolvimento sustentável se tornou fundamental para o avanço da sociedade, principalmente em áreas como a da construção civil.
Pensando nisso, a Fundação Vanzolini, entidade ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu o RGMat, certificação de produtos sustentáveis para a construção de infraestruturas, com o objetivo de proporcionar informações relevantes, verificadas e comparáveis sobre os aspectos ambientais, de conforto e de saúde para produtos e materiais da construção.
Lançada em 2011, o RGMat é uma certificação para a área da sustentabilidade que engloba os conceitos de Selo e Declaração Ambiental. Entre seus requisitos está a utilização de uma técnica de gestão ambiental conhecida como "Avaliação de Ciclo de Vida", responsável por quantificar todos os impactos ambientais de um produto ao longo de seu ciclo produtivo. A declaração Ambiental de Produto, portanto, é uma compilação e publicação desses dados em um documento. "Com isso nós conseguimos quantificar os impactos ambientais de um produto e fazer uma escolha, não só em relação à parte financeira, mas através de outras variáveis, como a conformidade técnica e o desempenho ambiental do produto", explica Felipe Coelho, assistente técnico da Fundação Vanzolini.
De acordo com o profissional, a construção civil no Brasil está pronta para o uso de uma certificação como o RGMat. "Já existe uma demanda das construtoras que trabalham com a certificação ambiental de edifícios que exigem a escolha de produtos e materiais visando limitar os impactos ambientais. Logo, hoje em dia é exigido de seus fabricantes informações de desempenho ambiental dos materiais, e o RGMat é uma solução para isso".
Ainda assim, Felipe Coelho explica que a instituição tem pela frente o desafio de fazer com que as empresas, fabricantes e profissionais da área da construção civil tenham conhecimento sobre o que realmente significa a Avaliação de Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto conforme as normas das famílias ISO 1404x e 1402x. "Esse é o maior desafio, por que existem vários ganhos quando você aplica essas ferramentas na sua empresa. Não é apenas o selo, você consegue identificar pontos de melhoria, e até mesmo identificar economia", finaliza.

Fonte: Redação