Terça-feira, 23 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Quarta-feira, 22 de abril de 2015

Como combinar a cor Marsala na decoração de ambientes

A cor do ano, definida pela Pantone, autoridade no mundo da cor há 50 anos, está fazendo a cabeça de designers de joias, da moda e da decoração. A Marsala, tom inspirado em um tipo de vinho italiano, vermelho fechado, puxado para o marrom, encarna a riqueza e sofisticação sem abrir mão de um toque natural. Caloroso, elegante e atraente, o tom traduz facilmente a moda, beleza, design industrial e artigos de decoração e interiores.

Para inspirar e orientar aqueles que desejam incluir itens Marsala na decoração, separamos algumas dicas de profissionais que participaram da 6ª CASA COR CAMPINAS e apresentaram diversas maneiras de combinar detalhes na tonalidade, em diferentes ambientes.

No Estúdio Metrópole, um ambiente de 32m², o trio de profissionais Felipe Karam, Ana Maria Coelho e Selma Milaré Rubim tomou a cor como ponto de partida para o desenvolvimento da cozinha. “Queríamos uma cor envolvente, que trouxesse calor e aconchego ao ambiente, elegante e sutilmente sedutora como o vinho. Apostamos no mármore Vermelho Napoleão, pedra natural que tem como cor de fundo uma mistura de tons de vermelhos e marrons terrosos, que trazem uma sensação natural e sofisticada e remetem ao vinho. Já os veios brancos da pedra dão um toque exótico ao material. O mármore reveste a ilha de preparo da cozinha com um balcão usado no dia a dia, trazendo um ar aconchegante e charmoso ao espaço”, explica Karam.

A sala de jantar apostou na cor em uma obra de arte, em tela pintada pelo artista plástico Gustavo Nenão. Criando uma atmosfera despojada e descombinada, as profissionais Vanessa Proença, Luciana Carvalho e Solange Rubim combinaram o tom denso às cadeiras a sala de jantar, fazendo uma contraposição. “A cor está associada à sofisticação, necessária a este tipo de ambiente. Além da contraposição, apostamos no Marsala para quebrar a monotonia que o areia da mesa poderia causar no ambiente”.

O descolado Lavabo da Selfie apostou no contraste do novo tom com o verde cítrico e o cinza. O pendente Cacho, criado por Cristiana Bertolucci, possui acabamento em linho Marsala, Off-White e Cacau. “Por ser uma cor muito expressiva e quente precisamos usar em proporções adequadas. Contrastei então com cinza, verde e azul Tiffany, deixando o ambiente mais charmoso”, conta a designer de interiores Denise Teixeira.

Luxo, sedução e conforto. Essa foi a ideia das arquitetas Adriana Belluomini, Inês Scisci e Ivanilza de Alencar ao colocar um grande puff marsala com as laterais artesanalmente trançadas à mão no centro da Suíte do Casal, na CASA COR CAMPINAS. “A cor se destaca sobre a base neutra do ambiente, formada por tons de greyge (cinza com bege), harmonizando a decoração”. Elas também optaram pelo azul Tiffany usado na cama, fazendo uma contraposição ao puff posicionado à frente.

A Sala de Convívio, assinada por Selena Pelegrini, é um ambiente sofisticado, porém moderno e descontraído. Para contrapor com a parede revestida em papel zig zag preto e branco, a engenheira civil e designer de interiores optou por uma pinha na cor Marsala. “Mesmo sendo um objeto clássico, a pinha, neste tom, perde a sobriedade e dá um toque de energia, por ser uma cor quente e vibrante. Também misturei esta cor com outras cores fortes e contrastantes entre si, como é o caso da cafeteira azul, copinhos amarelo e verde e vasos brancos, trazendo mais alegria ao ambiente”, explica Selena.

A arquiteta Luciana Carvalho ainda ressalta alguns cuidados. “Por ser uma cor muito fechada, a Marsala precisa ser usada em conjunto com outras cores e com muito cuidado em relação à sua dosagem, pois pode criar ambientes muito escuros e sóbrios em excesso”.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Fotos: Divulgação