Terça-feira, 23 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Luminária de emergência ajuda na falta de luz

Na estação mais quente do ano, é muito comum ter quedas e oscilações de energia durante temporais e descargas elétricas. No último verão, só no Estado de São Paulo, caíram cerca de 434 mil raios, e o Brasil é o país onde tem mais descargas por ano (cerca de 50 milhões), segundo dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Além dos raios afetarem postes e cabos de energia, também podem comprometer centrais de geração e distribuição, causando falha de energia, os conhecidos apagões. Segundo o CBIE (Centro Brasileiro de Infra Estrutura), em 2013 aconteceram 45 blecautes.

Para amenizar o impacto da queda de energia, ter luminárias de emergência a postos pode ajudar a manter alguns cômodos com o mínimo de luz para uso, como banheiros, cozinhas e também escadarias, para evitar acidentes. Em ambientes coletivos, como condomínios, estabelecimentos comerciais e indústrias, a utilização é obrigatória, conforme as leis municipais e a norma do Corpo de Bombeiros.

Na hora de escolher as luzes de emergência, é importante levar em conta autonomia da bateria do produto. Uma opção é a luminária de emergência da linha Extreme LED, da Lâmpadas Golden, que possui bateria de lítio e garante até 12 horas de luz contínua. Com potência de 2,8 W, conta com 30 LEDs, é bivolt, tem luz branca e um ano de garantia. Ela tem a intensidade de luz de 120 lúmens, enquanto uma vela tem somente 1 lúmen.

As luminárias de emergência comuns geralmente têm autonomia de 5 a 6 horas com bateria de chumbo, que descarrega com facilidade e precisa de manutenção a cada 3 meses para recarga. Já o modelo da linha Extreme LED vem com um exclusivo controle de carga que dispensa a manutenção periódica da bateria. Desta forma, para garantir luz em casos de apagões de energia, eliminando o risco da vela, é só manter a luminária de emergência plugada.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação