Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Terça-feira, 10 de novembro de 2015

Valor médio do m² para aluguel no Brasil tem valorização real em outubro

Estudos, com análises referentes a indicadores do setor imobiliário no mês de outubro, apontam alta no valor do metro quadrado nacional para aluguel. Neste período, a amostra contemplou 30 cidades em diferentes regiões do País e considerou mais de 3 milhões de imóveis usados disponíveis para compra ou aluguel.

No mês de outubro, o valor médio do m² para aluguel valorizou em 2,1% - acima do IGP-M acumulado do período de 1,89%. Quando analisamos as cidades mais desvalorizadas, Brasília se destacou com queda de 6,0% seguida por Sorocaba (-4,9%), Rio de Janeiro (-3,8%) e Guarulhos (-3,6%).

"A tendência de queda nos valores nominais dos aluguéis começa a ser revertida com uma alta de 2,1% em um único mês, representando uma valorização real do aluguel, consequência do aumento da demanda. A expectativa é que o último trimestre do ano feche em valorização, o que não acontecia desde o terceiro trimestre de 2014”, explica Lucas Vargas, Vice-Presidente Executivo do VivaReal.

Valor do m² para venda cresce abaixo da inflação em outubro

Em outubro o valor médio do m² para venda no Brasil teve crescimento de 0,1% - abaixo do IPCA acumulado para o mês de outubro (0,78%).

Entre os mercados estudados Florianópolis (+2,5%), Joinville (+2,1%), Campinas (+1,8%), Vitória (+1,1%), e Salvador (+0,9%) apresentaram valorização real para venda no período. O índice também teve como destaque a desvalorização do preço em algumas capitais do país. Brasília (-4,8%) e João Pessoa (-1,4%) foram as duas maiores quedas do período. “Mesmo não acompanhando a inflação, o mercado continua a crescer. Analisando individualmente as cidades, podemos detectar a tendência de que a oferta e demanda se equilibrem e que os preços estabilizem no médio prazo”, comenta Vargas.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação