Segunda-feira, 21 de abril de 2014 
Página InicialLançamentos ImobiliáriosSolicite um ImóvelClassificados de Veículos
Clique aqui para realizar uma pesquisa através das Regiões de Campo Grande
Clique aqui para realizar uma pesquisa Detalhada
Visualizar Imobiliárias e Corretores
Adesão de Clientes
Conheça o InfoImóveis
Conteúdo de ajuda
Dicas importantes
Fale Conosco
Lançamentos
Lista de Cartórios
Notícias
Política de uso
Publicidade
Administrar (Extranet)
Impermeabilizações
Pintores
Material de Construção
Piscinas
Calheiros
Telefonia e Internet
Elétrica
Limpeza
Iluminação
Portões Eletrônicos
Persianas
Eletrodomésticos
Ar Condicionado
Ferramentas
+ profissionais...
Domingo, 2 de maio de 2010
CRECI/MS vai receber do Procon relatório de reclamações sobre o setor imobiliário

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul vai firmar convênio com o Procon (Coordenadoria de Orientação e Defesa do Consumidor) para que o órgão encaminhe sistematicamente o cadastro de denúncias fundamentadas e não atendidas contra o setor imobiliário.

Foi o que ficou acordado na noite de 28 de abril, quarta-feira, durante palestra proferida pelo superintendente do órgão, Lamartine Ribeiro, no auditório do CRECI/MS. O superintendente e o presidente do Conselho, Eduardo Francisco Castro, destacam a importância da parceria entre as duas entidades, que são órgãos fiscalizadores.

Lamartine ressaltou que não é prática entre os corretores de imóveis de Mato Grosso do Sul lesar o consumidor e que as relações entre a categoria e o Procon são bastante pacíficas. Porém, com a chegada de empresas de fora, alguns casos chegaram ao órgão de defesa consumidor, e o principal problema está relacionado à clareza na formulação do contrato.

Ele relata uma situação em que foi cobrado arras, o chamado “sinal”, e que o negócio não pôde ser realizado, mas o valor ficou retido e no momento em que o consumidor cobrou explicações foi informado que era a título de pagamento dos honorários do corretor de imóveis.

Ocorre que o contrato com o consumidor é apenas de compra e venda do produto e não de prestação de serviços, explicou Lamartine. O superintendente aproveitou para alertar os profissionais de que a venda casada é proibida e que pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) é preciso prever fatores que possam impedir a realização do negócio que estejam fora do alcance do comprador, como a possibilidade de o banco negar a aprovação do financiamento. Ele lembrou que em caso de retenção de parte do sinal para cobrir custos decisões judiciais têm fixado valores entre 10% e 20%.

Outro assunto levantado por Lamartine e que será encaminhado pelo Conselho é a mobilização pela desvinculação das contas de água e luz do imóvel, passando a ser vinculadas ao CPF do contratante dos serviços. Para o superintendente do Procon, nos atuais moldes, o inadimplente é premiado, ao passo em que o proprietário do imóvel acaba tendo que assumir faturas atrasadas se quiser aluga-lo novamente ou vende-lo.

Com as ações para estimular o consumidor a buscar seus direitos, dentre elas instalação de postos volantes, o Procon tem elevado a procura. De 2008 para 2009 o salto foi de 31%, com 25 mil atendimentos no ano passado. O número ainda é considerado baixo. A intenção do órgão é elevar as denúncias e por conseqüência fazer com que as empresas respeitem mais os consumidores, o que em um segundo momento deve reduzir o número de queixas. Por fim, disse Lamartine, “a longuíssimo prazo”, a meta é zerar o desrespeito às relações de consumo e extinguir o Procon.

A palestra teve intensa participação dos corretores de imóveis e foi uma das mais longas e debatidas nestes cinco anos em que o CRECI tem realizado seu ciclo de palestras.

No dia 4 de maio, às 18 horas, o CRECI/MS oferece o curso “Captação de Imóveis com Exclusividade”, com o presidente do CRECI de Goiás, Oscar Hugo Monteiro Guimarães. As vagas são limitadas e é preciso fazer a reserva antecipada pelo telefone 3325-5557. Os primeiros 100 (cem) Corretores de Imóveis inscritos receberão gratuitamente a apostila, sendo que os demais poderão adquiri-la ao custo de R$ 20,00.

A programação do ciclo de palestras pode ser acompanhada no site do CRECI/MS – www.crecims.com.br

Fonte: Redação

Veja mais notícias do ramo Imobiliário.
 16/04/2014 - Misturador de parede Bergamo garante estilo e funcionalidade na hora do banho
 16/04/2014 - La Lampe lança luminária sustentável
 16/04/2014 - Suvinil apresenta embalagens inovadoras para massas
 16/04/2014 - Lâmpadas Golden foca no segmento de lustres e luminárias decorativas na Expolux 2014
 15/04/2014 - LED com aparência de incandescente chega ao mercado
BUSCA DE NOTÍCIAS
voltarpágina inicial
Institucional

Página Inicial
Conheça o InfoImóveis
Conteúdo de ajuda
Política de uso
Trabalhe conosco
Fale conosco
Imóveis

Destaques
Lançamentos
Busca detalhada
Busca no mapa
Solicite um imóvel
Adesão de clientes
Serviços

Guia de profissionais
Móveis e construção
Notícias imobiliárias
Dicas importantes
Lista de cartórios
Publicidade
ShopBoats - Referência Náutica
Acompanhe o InfoImóveis





Todas as informações dos anúncios são de responsabilidade dos respectivos anunciantes.
© 2005-2014 INFOIMÓVEIS - Sua Referência em Imóveis - Todos os direitos reservados