Aspecto relevante a ser considerado nas fiscalizações de obras refere-se ao orçamento detalhado do projeto básico da construção. Assim como em diversos segmentos produtivos, a Construção Civil apresenta como característica um mercado cada vez mais competitivo, de forma que a sobrevivência das empresas passa necessariamente, dentre outros fatores, por um controle apurado dos seus custos de obras.
Com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos profissionais e estudantes de engenharia, arquitetura e demais segmentos que atuam no campo de orçamento de obras civis, o Instituto de Engenharia de Mato Grosso do Sul (IEMS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MS),com o apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de MS (Crea-MS), promovem entre os dias 16 e 19 de junho, no Crea-MS, o curso Quantificação de Serviços e Elaboração de Planilha de Obra.
Ministrado pelo engenheiro Paulo Fabbri, responsável pelo software OrçaNet, o curso apresentará técnicas de orçamento tradicionalmente aplicadas nas empresas de construção, sugestões para a obtenção de maior precisão e rapidez, fornecendo conteúdo suficiente para a imediata elaboração de um orçamento após a conclusão do curso.
Serão abordados os seguintes temas: projeto executivo, memorial descritivo, serviços preliminares e custos indiretos, serviços do projeto da obra, serviços complementares, quantificação de serviços e elaboração de planilha da obra.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3368-1026 ou no site www.creams.org.br.