Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Após mudanças anunciadas pela Caixa, sindicato prevê novo ‘boom’ imobiliário em MS

As mudanças nas regras de financiamento habitacional pela Caixa Econômica Federal – anunciadas na última semana pela instituição – prometem reaquecer o setor imobiliário em Mato Grosso do Sul. A expectativa do Sindimóveis/MS (Sindicato dos Corretores de Imóveis) é crescimento de 25% a 30% na venda de imóveis (novos e usados) nesse segundo semestre. “Existe cliente para todas as opções, seja para imóvel novo ou usado”, afirma a presidente do sindicato, Marta Recalde Lino.

Com as novas regras, que passaram a valer na segunda-feira (25), mutuários da Caixa Econômica Federal poderão financiar imóveis de até R$ 3 milhões, o dobro do limite de financiamento em vigor até agora, de R$ 1,5 milhão. A mudança afeta somente operações de crédito do SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). Essa modalidade de crédito financia imóveis mais caros, sem emprestar dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

A atual perspectiva, com a liberação dos novos recursos, é movimentar o setor. “A expectativa é fomentar esse mercado, que está parado, e girar esses recursos, reforçando a economia de Mato Grosso do Sul, principalmente na Capital, atraindo novos investidores”, destaca Marta. “É preciso favorecer as classes baixa e média, que fazem girar a economia”, aponta, lembrando que, quando há investimento na construção de um imóvel, profissionais como engenheiro, mestre de obra e pedreiros têm trabalho garantido.

Sobre a preferência dos investidores, Marta revela que imóveis usados são bastante visados, uma vez que já passaram por um período de “teste” – de alguns anos – e algumas melhorias ou reformas.

Cota de financiamento para usados subiu de 60% para 70% do valor total

Sobre a expectativa do setor imobiliário após o anúncio das novas regras de financiamento habitacional pela Caixa Econômica, o presidente do CRECI/MS (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), Delso José de Souza, diz que é a melhor possível para este ano. “Acreditamos que a liberação desses recursos pela Caixa vai impulsionar o setor”, comenta Souza, lembrando que, além de aumentar o limite de crédito, a Caixa anunciou que passará a financiar uma parcela maior do valor dos imóveis por meio do SFI.

“A cota de financiamento para imóveis usados subiu de 60% para 70% do valor total”, frisa. Para a compra de imóvel novo, construção em terreno próprio, aquisição de terrenos e reforma ou ampliação, a cota passou de 70% para 80%.

Conforme o presidente do CRECI/MS, o setor seguia estagnado na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul – incluindo Campo Grande – devido à falta de recursos. “Em Dourados e Três Lagoas o resultado é melhor por causa das locações”, diz Souza, acrescentando que, atualmente, o financiamento é o carro-chefe do mercado imobiliário.

Empresário da construção civil, Adão Jorge Castilho comenta que, no início do ano, os negócios iam bem. “Eu tinha 23 funcionários, mas agora estou com cinco. A maioria dos contratos de imóveis grandes, que estávamos preparados para iniciar, foram cancelados por causa da crise, da situação política do país, por isso dispensei os funcionários”, conta. Porém, no momento, Castilho diz que o setor está começando a reagir. “Estamos iniciando uma obra e finalizando outra. Chamei de volta três funcionários para começar na próxima semana. Acredito que, com as mudanças nas regras de financiamento, os projetos vão aumentar, apesar dos investidores estarem cautelosos devido ao cenário político”.

Mais imagens:
Fonte: O Estado Online - Foto: Divulgação