Quarta-feira, 17 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Segunda-feira, 12 de junho de 2017

Banco Central cria novo indicador para o mercado imobiliário

O Banco Central do Brasil criou novo indicador para o mercado imobiliário, trata-se do  Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R). O lançamento tem objetivo de mensurar a tendência de longo prazo dos preços dos imóveis em todo o país. A base deste índice é resultado  das garantias recebidas pelos bancos em operações de financiamento imobiliário para pessoas físicas registradas no Sistema de Informações de Crédito (SCR).

De acordo com o BC, o IVG-R o estudo deste índice teve início em 2013 “ diante da crescente representatividade do crédito imobiliário no Brasil e da falta de índices com histórico no país”, e que todos os números serão calculados mensalmente, “a partir das variações das medianas dos valores dos imóveis em cada conjunto de municípios das regiões utilizadas para o cálculo do IPC-A, ponderadas pelo números de domicílios de cada região”.

Com as mudanças anunciadas, o Banco Central vai eliminar o viés observado no índice devido à maior incidência de operações imobiliárias de baixo valor. Os aperfeiçoamentos sensibilizaram a série temporal do indicador a partir de janeiro de 2014.

O Banco também anunciou a publicação da Mediana dos Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (MVG-R), baseado na mediana das garantias registradas no SCR. “O MVG-R possibilita o cálculo de novos indicadores, como preços dos imóveis comparados a métricas de renda, uma vez que traz os valores em Reais diferentemente do IVG-R, que é apresentado em número índice”.

O índice do BC vai  considerar todos as regiões brasileiras onde houver financiamento imobiliário.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação