A opção do Brasil, tanto no âmbito público como no privado, pelo desenvolvimento foi fundamental para que o País superasse os efeitos da crise financeira que afetou o mundo recentemente. Após manter a estabilidade, na medida do possível, dos projetos em andamento durante o período mais crítico, o empresariado nacional iniciou 2010 com perspectivas positivas e otimistas. Além do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, a iniciativa privada tem pela frente grandes desafios como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas do Rio em 2016 e os investimentos na exploração de Petróleo e Gás.
O reflexo desse momento promissor já pode ser mensurado. A Concrete Show South America, a maior e mais representativa feira sobre tecnologia em concreto para construção civil da América Latina, chega a sua 4ª edição com crescimento de 30% em relação à edição de 2009 e de 203% ao longo dos três anos de evento. “O Brasil é a bola da vez. Nosso objetivo é aumentar a visitação este ano ainda mais e reunir 20 mil visitantes de todo o Brasil e países vizinhos”, afirma Cláudia Godoy, diretora geral da UBM Sienna , empresa responsável pela realização do evento no Brasil.
A feira ocupará, entre os dias 25 e 27 de agosto, um total de 36.400 m² de área de exposição in door e out door do Transamérica Expo Center, em São Paulo, um crescimento de 203% em relação a primeira edição da Concrete Show. O número de expositores também aumentou de 200, em 2007, para 400, em 2010. “Além de impulsionar e alavancar bons negócios entre os principais players do segmento, o evento é o ponto de encontro das empresas que estão lançando novos equipamentos, maquinários, aditivos, produtos, serviços e soluções em sistemas construtivos à base de concreto”, ressaltou Cláudia.
A Concrete Show terá, nesta edição, macro-temas que nortearão o evento a fim de atender a demanda do mercado aquecido e ávido por soluções tecnológicas. São eles: “O Concrecopa, que apresentará o tema : Brasil dos Esportes: infra-estrutura e instalações esportivas”, “Controle de qualidade/laboratórios”, “Retrofit – Demolição – Reciclagem”, “Capacitação e mão de obra” ( o grande gargalo do setor) , “Industrialização das edificações” e “Construção Sustentável”. Além disso, haverá, durante a feira, o Concrete Congress, que apresentará um programa com 140 palestras simultâneas.
Lançamentos
Marca registrada da Concrete Show South America, os lançamentos previstos de novos equipamentos, produtos e serviços prometem aquecer o mercado. Como afirma Cláudia Godoy, a feira acaba funcionando sempre como um divisor de águas no que diz respeito às últimas tendências do mercado. “Os expositores utilizam o evento como termômetro de aceitação do seu produto pelo segmento. Essa tendência foi se acentuado com a consolidação da feira e crescimento dos negócios”, explicou.
Algumas novidades merecem destaque. A Bibko System, líder mundial em projetos e fabricação customizados, apresentará equipamentos para plantas recicladoras de concreto fresco e água residual que possibilitará a eliminação de resíduos nas usinas e nas obras. De olho nos investimentos do projeto “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal, a Oeste Formas trará sua nova linha de formas de alumínio e apresentará sua nova parceira no País, a Titan Formwork, uma das maiores do ramo de escoramento nos Estados Unidos.
A Copex vai expor suas centrais móveis de concreto 4x4, que funcionam completas e independentes e permitem o atendimento a obras e construções de difícil acesso. Já a Teka, uma das líder mundiais em misturadores de alta performance, vai apresentar sua nova subsidiária no Brasil, a Tekbra, e uma linha de equipamentos que podem ser instalados em qualquer central de concreto para produção de vários artefatos (pré-moldados, bloquetes, blocos, tubos etc).
Principais players
Grandes empresas envolvidas na cadeia do concreto no Brasil, como a Rohr, líder no segmento de estruturas tubulares, e a Grace, indústria especializada em aditivos para cimento e concreto, ressaltam a importância da Concrete Show. Segundo Oscar Linhares Ferro, diretor da Rohr, a participação reforça sua presença nos setores de construção, principalmente predial, onde lidera no segmento de estruturas tubulares ao apresentar equipamentos e sistemas modernos.
Edson Heitor Tonette, gerente de desenvolvimento da Grace na América Latina, diz que a feira é uma ótima plataforma de lançamento de produtos. “A Concrete Show tem uma conotação bastante técnica dentro setor”. Outra que marca presença no evento é a Liebherr. Guilherme Zurita, commercial manager da empresa, diz que participa da Concrete Show por acreditar na importância e representatividade do evento, pois o retorno é sempre bastante significativo.
Serviço
Concrete Show South America 2010
De: 25 a 27 de agosto
Transamérica Expo Center
Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, das 13h às 20h
Realização: UBM Sienna
Informações: www.concreteshow.com.br ou concrete@concreteshow.com.br