Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Área administrativa
Busca de imóveis

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Quarta-feira, 28 de julho de 2010

Em SP, aluguel sobe mais em bairros que concentram baixa renda

“A análise dos grupos distritais mostra o forte aumento de preços nos bairros com significativo número de imóveis de padrões médio baixo e baixo, como Água Fria, Belém, Bom Retiro, Cambuci, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã, Jaguaré, Jardim da Saúde, Liberdade, Luz, entre outros do grupo”. A afirmação é do presidente da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), Eduardo Zangari.

A Aabic, que publica o Índice Periódico de Valores Médios dos Aluguéis Residenciais (Ipevemar), acaba de divulgar a variação nos preços de locação no primeiro quadrimestre do ano – igual a 7,72%. A alta, segundo Zangari, “reflete, na capital paulista, demanda superior à oferta de imóveis disponíveis para locação residencial”.

Na hipótese de a alta acumulada nos primeiros quatro meses se repetir nos próximos dois quadrimestres, significará que os aluguéis contratados em janeiro de 2010, com reajuste anual, terão acréscimo de 22,16% a partir de janeiro de 2011. Por exemplo: o inquilino com o contrato de locação residencial em tais condições, que hoje desembolsa R$ 800, a partir do reajuste pagaria R$ 977,28 ao mês.

Em junho, conforme o Ipevemar/Aabic, os maiores reajustes recaíram nos aluguéis de apartamentos com um e com três dormitórios, situados na Água Fria e demais bairros do grupo. As variações foram, respectivamente, de 2,47% e 2,56% em relação ao mês anterior.

Já em bairros como: Aclimação, Bela Vista, Jabaquara, Saúde, Bosque da Saúde, Tatuapé, Santa Cecília, Interlagos - entre outros de uso residencial e comercial de médio padrão, em junho a média da variação foi negativa em 9,6%.

O Ipevemar aponta também uma variação média de 6% nos últimos 12 meses, acima dos 5,18% registrados pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) para os os aluguéis de imóveis localizados na cidade de São Paulo.

Fonte: Redação