Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Área administrativa
Busca de imóveis

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Terça-feira, 13 de julho de 2010

Emprego na construção renova recorde histórico em maio

O nível de emprego na construção civil brasileira aumentou 9,7% no acumulado do ano até maio, com a contratação de 238.417 trabalhadores formais, de acordo com a pesquisa mensal do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Conforme o levantamento, o resultado representa novo recorde de 2,695 milhões de trabalhadores com carteira assinada empregados na construção brasileira, alcançando mais uma vez o mais alto patamar da série histórica.

Em maio, o nível de emprego aumentou 1,7% em relação a abril. O montante equivale à contratação de 45.031 trabalhadores com carteira assinada. Em 12 meses, o nível de emprego no setor cresceu 16,27%, o equivalente a mais 377.064 trabalhadores empregados.

No Estado de São Paulo, o nível de emprego na construção aumentou 0,53% em maio, com a criação de 3.869 vagas. Com isso, o número de trabalhadores passou a 734.533 - outro recorde na série histórica. No acumulado do ano e em 12 meses, no estado o setor registrou alta de 7,55% e 12,99%, respectivamente.

Em MS

Segundo informações da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, a sondagem da construção civil, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que em maio último o setor registrou o quarto mês consecutivo de crescimento. Com base em entrevistas a empresas do setor, a CNI calculou que o indicador de evolução do nível de atividade da construção subiu de 53,9 pontos em abril para 55,8 em maio. Pelos critérios da sondagem, pontuações superiores a 50 mostram evolução ou expectativa positiva, enquanto números inferiores a essa marca sinalizam retração ou expectativa negativa.

A produção do setor está mais vigorosa do que o usual para o mês. Essa foi a conclusão do cálculo específico da CNI para o nível de atividade do mês em relação ao que é padrão para igual época do ano. Nesse cálculo, a nota para o mês de maio foi de 55,6.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o total de trabalhadores com vínculos empregatícios na capital de Mato Grosso do Sul são 16.664 e no Mato Grosso do Sul, 24.638.

Fonte: Redação