Terça-feira, 18 de novembro de 2025
Área administrativa
Busca de imóveis

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Terça-feira, 6 de agosto de 2013

Especialistas dão dicas para evitar o desperdício na obra

Antes de dar início a uma reforma ou construção, é imprescindível fazer um planejamento detalhado de todos os materiais que serão utilizados pra não haver sustos com o orçamento. Além disso, é preciso calcular, além da mão de obra, os gastos que acontecem por conta do desperdício de material ou mau uso dos produtos.
 
Marcos Sabonaro, diretor da Juntalíder, explica que na hora de comprar pisos e revestimentos, por exemplo, é preciso levar em conta se há desenhos na peça ou se elas, em conjunto, vão formar alguma arte. Isso é importante porque há uma maior perda de material quando se formam desenhos diferentes, podendo chegar a uma margem de 20 a 25% a mais da metragem calculada. “Quando os pisos e revestimentos são simples, sem serem usadas para um efeito artístico, o recomendado é que se adquira 10% a mais de material para poder contar com o possível desperdício”, ensina.
 
A forma de preparo também deve ser realizada como ensina a embalagem, para que cimentos, argamassas e rejuntes não tenham sua consistência modificada, levando a um maior consumo de material e até mesmo a um aumento no tempo de cura. “O uso de produtos certificados é imprescindível para garantir a qualidade da construção. As nossas argamassas são certificadas pelo ISO 9001 e pelo Programa Setorial da Qualidade de Argamassas Colantes com o selo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do ministério das Cidades do Governo Federal, o que prova ao consumidor que elas passam por rigoroso teste de qualidade e não correm o risco de se soltarem com o tempo, colocando em risco a integridade física dos moradores e também elevando o custo da obra”, conta Sabonaro.
 
A Juntalíder é uma das referências nacionais em materiais para construção e tem um time de colaboradores treinado para sanar as dúvidas dos consumidores quanto ao uso de seus produtos e que está à disposição para participar de suas pautas.

Fonte: Redação