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Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Na era dos smartphones, corretores precisam se adaptar ao uso de aplicativos

Antigamente, quem trabalhava com corretagem de imóveis gastava muita sola de sapato. Para angariar novos clientes, era preciso visitar casas e apartamentos de forma física. Os materiais de divulgação eram exclusivamente panfletos e cartões de visita. Hoje, com as redes sociais e os smartphones – verdadeiros computadores na palma da mão –, esse contexto se modificou de forma drástica.

Se para anunciar um imóvel você tinha que entrar em contato com jornais impressos, agora esse trabalho pode ser feito por meio da internet, com um site de imobiliária ou por intermédio das redes sociais. A tecnologia democratizou ações de marketing imobiliário e permitiu que qualquer pessoa pudesse anunciar e divulgar seus imóveis por um custo baixo – em alguns casos, até por custo zero.

Com a utilização de aplicativos de smartphone, além de aumentar a produtividade do seu trabalho, você pode divulgar os empreendimentos para uma grande massa de pessoas. De acordo com pesquisa da Avazu, que cobre especificamente o Brasil, o país tem 85 milhões de usuários de internet móvel. Esse número é a metade do total de usuários com conexão móvel na América Latina, com 231 milhões de pessoas. Em 2020, a expectativa é que esse número chegue a 144 milhões.

Além de ter e-mail e redes sociais, outra forma de divulgar seu trabalho é criando um próprio aplicativo. Se você não tem muito dinheiro no momento, vale se utilizar de plataformas que permitem o desenvolvimento de um app do zero, sem saber nada sobre programação. Incremente seu aplicativo com fotos e vídeos dos imóveis que você vende e insira as informações necessárias de forma detalhada e profissional.

O tom profissional faz toda a diferença. Ofereça o máximo de conteúdo possível para seu cliente. Para respaldar seu trabalho, grave depoimentos de pessoas que já fecharam negócio com você e coloque os vídeos em uma aba específica no seu aplicativo. Essa simples medida fará com que os clientes te respeitem não só pelo que você demonstra e apresenta, e sim por causa da experiência que as pessoas já tiveram ao comprar os seus imóveis.

Engana-se, no entanto, quem imagina que é possível vender apenas por meio de um aplicativo específico. O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para enviar propostas e estabelecer um contato mais próximo com os possíveis compradores e clientes. A dica, neste caso, é não ser invasivo. Só mande mensagens para as pessoas que manifestarem interesse em recebê-las.

Outros recursos podem ser mencionados para aumentar a produtividade do corretor. Os aplicativos de busca de imóveis são importantes para descobrir negócios imobiliários em potencial, já que permitem uma pesquisa aprofundada por meio de diversos filtros, como preço, área, número de dormitórios, entre outros. O Evernote, por sua vez, é um poderoso aplicativo para você guardar todas as anotações que possui, além de fotos dos empreendimentos, imagens e contatos.

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Fonte: Agora Vale - Foto: Arquivo