O Sesi e o Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção de Mato Grosso do Sul) reuniram na tarde desta terça-feira (03/08), na sede da CGR Construtora, para articular as ações para o Dia Nacional da Construção Social. O evento, que será realizado das 8h30 às 16h30 do dia 21 de agosto no Clube do Trabalhador do Sesi de Campo Grande, vai oferecer serviços de cidadania para trabalhadores da construção civil e seus dependentes.
A superintendente do Sesi, Maura Gabínio, explicou que as pessoas têm expectativa pelos atendimentos que vão receber. “O Sesi vai oferecer ao trabalhador da construção civil e seus dependentes serviços nas áreas de cidadania, saúde e lazer e ainda disponibilizar informações sobre segurança no trabalho”, explicou a superintendente, acrescentando que é preciso definir com os parceiros formas de divulgação nos canteiros para atrair o maior público possível. “É preciso programar ações de divulgação nos canteiros de obras”, sugeriu.
Para o superintendente do Sinduscon/MS, Walter Radich, o evento vai personalizar o atendimento porque será direcionado para público específico. “Vamos realizar ações de cidadania como as que o Sesi já realiza na Ação Global, mas com a preocupação de atender as necessidades e expectativas deste público da construção civil”, explicou. Também participou da reunião Mirian Rodrigues, assessora de relações institucionais do Crea-MS, que é uma das entidades parceiras do evento.
Vera Lúcia Armoa Miyahira, uma das responsáveis pelo evento, explicou que os parceiros estão preparando com cuidado as ações que cada um vai oferecer no evento e que a intenção é ampliar e diversificar as áreas de atendimento. "Aqui no Estado é a primeira fez que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil fará este evento e por isso queremos promover uma grande mobilização e com a assessoria técnica e a parceria do Sesi vamos poder oferecer serviços voltados para o trabalhador com foco na responsabilidade social e no esporte”, explicou.
A técnica do Sesi, Rozane Leite, afirmou que até o momento 19 parceiros e 261 voluntários já confirmaram presença no evento. “Neste dia, parceiros e voluntários vão estar unidos com o propósito único de direcionar nossas atenções para os trabalhadores da construção civil e seus familiares”, detalhou. De acordo com gerente da área de Saúde do Sesi de Campo Grande, Munzer Dib, um dos serviços mais solicitados em ações de cidadania são os da área da saúde e por isso o Sesi vai se preparar para atender os trabalhadores nas suas expectativas.
O evento este ano terá como tema central o esporte, atividade inclusiva e que pode auxiliar na prevenção de diversos problemas de saúde. “Quando aliado ao ambiente de trabalho, o esporte também contribui com a integração entre os funcionários, com a melhoria da qualidade de vida e com o desempenho e qualidade do trabalho”, finalizou.