Em dois meses, Caixa já registra mais de 13 milhões de acessos
O simulador de financiamento habitacional da Caixa Econômica Federal registra mais de 13 milhões de acessos, desde que foi lançado, em 7 de fevereiro. O sistema se tornou uma das ferramentas mais importantes do site do banco (www.caixa.gov.br). Outra novidade é que os interessados na compra do imóvel financiado têm acesso ao CET (Custo Efetivo Total). A planilha mostra realmente quais são as despesas do futuro mutuário e, ainda, o valor de cada prestação até o fim do contrato. Somente este mês, 1,9 milhão de pesquisas foram realizadas.
Segundo a Caixa, o acesso é muito simples: basta entrar no site e clicar no link "Simulador". Em seguida, escolher o campo "Pessoa Física ou Jurídica". O próximo passo é definir a categoria do imóvel (novo, usado, terreno, sala, entre outros) e, depois, a cidade onde está localizado. A ferramenta vai solicitar o valor do imóvel e a renda familiar bruta. Também será preciso informar a data de nascimento para cálculo do seguro. O simulador apresenta, em minutos, a prestação e os juros.
Para a Caixa, a aceitação foi imediata entre os usuários em razão do número reduzido de informações a serem prestadas e da linguagem acessível. No mês de estréia, foram 4.571.927 simulações e, em março, outros bancos privados já oferecem a ferramenta, que possibilita a escolha da menor taxa 6.365.779. O banco explica que, apesar da quantidade expressiva de acessos, ainda não é possível relacionar as projeções com um aumento do número de empréstimos.
No primeiro trimestre, a Caixa financiou 65.924 unidades no País, totalizando mais de R$ 3 milhões. Bancos privados também oferecem o simulador, que contribui para a escolha da melhor condição de crédito.