Nas montanhas ou no campo, motivos não faltam para preparar a casa para receber a estação mais fria do ano. Além de curtir o aconchego dos ambientes, a chegada do inverno é ideal para dar uma nova roupagem a casa e vivenciar uma nova atmosfera. Pensando nisso, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, sugere algumas dicas de decoração e combinações de cores para ajudar o consumidor a transformar alguns espaços dessas casas e deixá-los ainda mais bonitos, acolhedores e sofisticados.
Para uma casa de campo, tons neutros, sóbrios e flores coloridas como elementos decorativos, as tonalidades Gergelim, Capoeira e Pistache, são perfeitas para essas residências, já que juntas proporcionam alegria e ao mesmo tempo uma atmosfera aconchegante e convidativa. Para as fachadas, uma dica é apostar em combinações de branco com tons escuros de azul, marrom, verde ou vermelho, e completar a composição com flores vermelhas, laranjas e rosas mais vibrantes.
Por outro lado, as casas de montanha costumam ser mais românticas, intimistas e aconchegantes. “Quando trazem lareiras como principal elemento decorativo, a sala dessas casas pode ficar ainda mais sofisticada com a escolha dos tons terrosos rústicos da Suvinil. As melhores opções para a proposta são o Barrica de Carvalho, Araucária e Marrom-Glacê, que formam um conjunto de tons mais terrosos, transmitindo a sensação de conforto e deixando o ambiente mais elegante. Para completar, vale apostar na harmonização entre tons mais queimados de vermelho ou laranja com beges e nudes, como Bumba Meu Boi, Groselha ou Doce de Damasco, e em objetos cor de laranja que agregam energia ao espaço”, indica Ana Kreutzer, Designer de Cores da Suvinil.
É importante ainda levar em consideração a personalidade de quem vai vivenciar esses espaços e a sensação que se quer passar em cada um dos ambientes. É possível transmitir a sensação de aconchego em espaços gelados mesclando tons quentes e neutros. Tons mais queimados compõem uma atmosfera rústica e são ideais para quem prioriza conforto e vê a casa como refúgio.