Segunda-feira, 14 de abril de 2014
Tecnologia LED alia-se ao requinte em casa sustentável
São Paulo ganha residência como referência de construção sustentável numa das áreas mais nobres da cidade. É um robusto apartamento duplex com 460m², localizado na Alameda Franca e construído na década de 60 que foi totalmente reformado pelo Grupo SustentaX, de forma a adequar as necessidades diárias dos futuros moradores com mínimo impacto sobre a saúde das pessoas e o meio ambiente.
O projeto modelo em sustentabilidade residencial, inaugurado em março após três anos de reforma, tira o máximo de proveito da iluminação natural, conciliando a criação de ambientes agradáveis com redução dos custos de energia. Para isso, uma parceria com a Lâmpadas Golden na área luminotécnica garantiu o desenvolvimento do projeto e fornecimento da tecnologia LED para auxiliar na redefinição do espaço. A antiga distribuição marcada por cômodos rigidamente compartimentados deu lugar a um projeto que favorece a integração e o convívio entre os moradores. Neste contexto, “a luz ambienta, cria efeitos e ajuda a dar funcionalidade ao espaço”, avalia o diretor da divisão LED da Lâmpadas Golden, Ricardo Cricci.
As diretrizes luminotécnicas foram dadas pela designer de interiores Cilene Monteiro Lupi, priorizando lâmpadas de baixo consumo, alto rendimento e dimerizadas, no qual o LED se encaixa perfeitamente pois, entre seus atributos, consome em média 70% menos energia que a tecnologia convencional. O LED é uma tecnologia que tem 95% de seus componentes recicláveis, sem gases nocivos nem materiais pesados, não emite ultravioleta nem infravermelho. A durabilidade é até cinco vezes maior que a tradicional. Segundo a vice-presidente do grupo SustentaX, Paola Figueiredo, a ideia foi “incorporar os conceitos e padrões de construções sustentáveis sem abrir mão da modernidade, conforto e estética”, afirma.
O projeto “Residência Sustentável” conduzido pela SustentaX é um modelo de referência de arquitetura sustentável residencial, que mostra ser possível reduzir os impactos ambientais mesmo quando a reforma ocorre no campo doméstico.
Ficha técnica
Projeto: Grupo SustentaX
Designer de interiores e projeto luminotécnico: Cilene Monteiro Lupi
Lâmpadas, fontes e reatores: Lâmpadas Golden
Fotografia: André Bittencourt - ABDESIGN