Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Quarta-feira, 15 de junho de 2016

Uso de piso laminado de árvores plantadas garante sustentabilidade

A busca por maior sustentabilidade e consciência ecológica já é um fato, e opções de produtos com menor impacto ambiental também é preocupação no mercado de construção e decoração. Por isso, usar pisos laminados produzidos a partir de árvores plantadas para fins industriais torna-se um grande diferencial de sustentabilidade. O tema será um dos destaques do Congresso da Madeira, entre os dias 16 e 17 de junho, em Palmas (TO), e com participação da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
 
Fabricados com madeira das espécies pinus e eucalipto, o sistema de revestimento de piso feito no Brasil é capaz de oferecer design e conforto para os mais diversos espaços, com matéria-prima renovável e amigável ao meio ambiente. Isso porque os pisos laminados brasileiros são produzidos exclusivamente a partir do cultivo de árvores plantadas que recuperam áreas degradadas previamente pela ação do homem e que contribuem para preservar a biodiversidade por meio de técnicas como o plantio em mosaicos, no qual árvores para fins industriais se intercalam com as nativas, criando corredores ecológicos.
 
As florestas cultivadas atendendo a rígidos processos de manejo sustentável por indústrias como as de pisos laminados e painéis de madeira, assim como celulose e papel, permitem retirar significativa quantidade de CO2 da atmosfera, gás que permanece armazenado nos produtos derivados dessas árvores. Para se ter uma ideia da importância disso, em 2015 os 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas no Brasil foram responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,7 bilhão de toneladas de dióxido de carbono.
 
Além disso, o produto nacional é certificado por organizações independentes, como o Forest Stewardship Council (FSC) e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor), que garantem a procedência da matéria-prima utilizada. A certificação é uma garantia internacionalmente reconhecida e que permite identificar bens produzidos por meio de práticas específicas que asseguram o respeito ao meio ambiente.
 
Aliado a essa certificação, o piso laminado brasileiro é feito por empresas qualificadas pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que garante o atendimento a requisitos de qualidade e desempenho da construção civil, diferenciando-se assim de produtos importados, por exemplo.
 
Com maior facilidade de instalação do que outros produtos de revestimento, o piso laminado também gera benefícios pela economia no uso de água na hora da limpeza, já que apenas um pano úmido basta para a sua manutenção diária.
 
E a indústria continua se desenvolvendo para criar produtos cada vez mais sustentáveis como é o caso do piso laminado com sistema click, que dispensa o uso de cola e permite aos consumidores usarem o piso mais de uma vez, o que significa que, em casos de mudanças, por exemplo, é possível levar o piso para a nova casa.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação