Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Sábado, 6 de agosto de 2016

Varanda também precisa de iluminação

Hoje as varandas com seus espaços gourmets viraram tendência entre os lançamentos imobiliários e, com isso, aquela área externa definitivamente foi incorporada ao espaço interno dos apartamentos.

A melhor iluminação para um espaço gourmet é a natural. Mas à noite ele ganha outro ar, e aqui a luz pode fazer toda a diferença para prolongar seu uso. A primeira dica é usar a iluminação como auxiliar da funcionalidade deste espaço.

Dividir a iluminação entre geral e pontual é o primeiro cuidado. Como o próprio nome diz, a geral é aquela que dá luz a todo ambiente. Já a iluminação pontual é aquela indireta e decorativa, geralmente usada em cima da bancada e do gourmet, com luminárias embutidas e direcionáveis. Não se esqueça da luz focada próximo da churrasqueira, afinal toda área de atividade exige boa iluminação. Mas cuidado para não usar lâmpadas que esquentem demais, como as halógenas, pois já basta o calor que vem do fogo.

Se o espaço permite uma mesa, uma iluminação pontual, de preferência com acendimento independente, pode gerar a luz necessária para refeições noturnas.  

Varanda, mesmo por menor que seja, combina com planta, afinal ela tem a mesma função do quintal e jardim. Por isso, seja através de vasos, de plantação no chão ou se o espaço só permite o verde em jardim vertical, o uso da luz direcionada por spots ajuda a criar um jogo de luz e sombras com efeito cenográfico que transforma o espaço.

Como as lâmpadas LED não aquecem muito, elas podem ser deixadas perto das plantas sem que se corra o risco de ressecá-las ou queimá-las.

Luminárias de piso também são permitidas, principalmente se o espaço é usado para relaxar ou para instalação do home theater. Mas, se a área não tiver fechamento e ficar exposta às intempéries é preciso que cuide para que a fiação não fique exposta.

O uso de lanternas e velas dão delicadeza e romantismo à varanda e cabem em qualquer espaço.

Não importa se seu espaço gourmet seja grande ou pequeno, o importante é usar a iluminação como aliada da setorização.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação