Quarta-feira, 8 de maio de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Terça-feira, 28 de abril de 2015

Creci MS estuda programas para inovar e modernizar a fiscalização no Estado

A diretoria executiva do CRECI/MS estuda a possível implantação da fiscalização online em Mato Grosso do Sul. Imobiliárias e corretores passariam a ser fiscalizados virtualmente. O sistema permite que o fiscal verifique o contrato de prestação de serviço de anúncios divulgados na internet e em outros veículos, não sendo necessária a fiscalização presencial. Ganha o fiscal, que agiliza o trabalho e ganham também os corretores e imobiliárias, otimizando tempo para garantir bons negócios.
E como irá funcionar? A fiscalização eletrônica poderá ser realizada pela instalação na plataforma do sistema da imobiliária ou por meio do compartilhamento na “nuvem” - tecnologia que permite que arquivos sejam acessados, por pessoas autorizadas, em outro computador.
Para o sistema dar certo, as imobiliárias e corretores devem aderir ao programa. Desta forma, tudo estará interligado ao Creci, “A fiscalização presencial na imobiliária que aderir ao sistema online só aconteceria em caso de dúvida. Com isso vamos continuar fazendo o trabalho de fiscalização, mas com mais tempo para o fiscal ir a campo e coibir o exercício ilegal da profissão. Ganhamos em agilidade,” afirma o presidente do Creci/MS, Delso José de Souza.
A adesão do novo método não será obrigatória. As imobiliárias e os profissionais credenciados que optarem por não aderir ao sistema, continuarão recebendo a fiscalização presencial. Ainda não existe um prazo estipulado para o programa ser implantado em Mato Grosso do Sul, mas a expectativa é que até junho o Creci/MS possa se utilizar da modernidade do mundo virtual. O programa já é utilizado pelo Creci/GO.
Estudo de implantação do uso do Tablet
Outra medida que poderá modernizar e facilitar o trabalho de fiscalização e está sendo estudado pelo Creci/MS, é do fiscal ir a campo usando um tablet. Hoje o fiscal vai até os corretores ou imobiliárias com blocos de papel, “O uso do TABLET permite uma fiscalização inteligente, agiliza o trabalho dos agentes fiscais e permite integração e monitoramento de dados. Esta tecnologia, como forma de aprimorar o trabalho dos fiscais, torna possível visualizar em tempo real a situação cadastral e informações pertinentes ao fiscalizado cruzando dados do Conselho com o Constatado, combatendo possível irregularidade. Esta ferramenta tecnológica tornará mais eficaz à rotina do agente fiscal. O resultado é um conselho mais atuante e eficiente,” afirma a coordenadora da fiscalização do Creci/MS, Roseane Wassouf Candéa.
Durante a visita o profissional pode fazer uma constatação, notificação ou um auto de infração, “Com o uso do Tablet vamos praticamente extinguir o uso de blocos de papéis, somente em alguns casos, onde não tiver sinal de internet, vamos utilizar o antigo método do papel e caneta. Podemos economizar em papel, pensando em sustentabilidade. Os recibos de cada serviço serão enviados por email para aquele que recebeu a visita do fiscal ou caso a imobiliária ou o corretor exija impresso, será feito por uma impressora portátil em apenas uma via .” encerra o presidente do Creci MS, Delso de Souza. Este modelo de trabalho foi implantado no Creci São Paulo.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação