Quarta-feira, 8 de maio de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Quarta-feira, 27 de maio de 2015

Lavagem de dinheiro é assunto de Palestra do Creci/MS

A expressão lavagem de dinheiro teve origem nos Estados Unidos. A lavagem de dinheiro constitui um conjunto de operações comerciais ou financeiras que buscam a incorporação na economia de cada país, segundo a COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras.  E este foi o tema da segunda palestra do ciclo de palestras do Creci/MS, “As obrigações e cuidados dos corretores de imóveis, face ao crime de lavagem de dinheiro”, o corretor de imóveis, advogado, palestrante do Creci/BA, Nilson Araújo (na foto ao lado do Presidente do Creci/MS, Delso Souza), foi quem ministrou a palestra e apontou que o mercado imobiliário é constantemente envolvido no esquema, por isso é essencial a informação ao corretor de imóveis, “Nós temos normas a serem observadas. Os colegas corretores de imóveis devem estar informados destas normas para que não sejam envolvidos em uma situação desagradável. Eu fico muito feliz de estar colaborando com a categoria que elegi ser a minha profissão, eu tenho orgulho de ser corretor de imóveis”, relatou o palestrante Nilson Araújo.

A partir de 2010 foi criada uma resolução para que os corretores de imóveis de todo o Brasil fiquem atentos ao crime de lavagem de dinheiro e na seção III determina que para garantir a legalidade de uma negociação, as imobiliárias e corretores, devem manter em arquivo próprio o registro de toda transação imobiliária de igual valor ou superior a cem mil reais. Os documentos devem conter no mínimo os seguintes dados: identificação do imóvel, descrição e endereço completo do imóvel, número da matrícula e data do registro no cartório de registro de imóveis. Escriturar imóvel com valor diferente do que foi contratado é crime.

O palestrante é parceiro do Creci/MS, estava em Cuiabá no Mato Grosso quando foi convidado a conceder a palestra. Aceitou ao convite e a ofereceu de forma gratuita ”Primeiro temos que agradecer ao Nilson que se colocou a disposição para ministrar esta palestra de um tema muito importante, por que hoje o corretor responde civil e criminalmente por tudo aquilo que ele venha fazer de errado e a lavagem de dinheiro é um problema seríssimo. Este é um alerta para que o corretor de imóveis tome cuidado na efetivação dos negócios. Tendo as informações tudo aquilo que ele ver que é ilegal ele poderá tomar uma providência”, disse Delso José de Souza, presidente do Creci/MS.

Além de corretores de imóveis, alunos de TTI – Técnico em transações imobiliárias, participaram da palestra. Alunos de duas turmas de TTI da Escola Estadual Amélio Carvalho Baís. Alda Arce é advogada e há 1 mês começou a fazer o curso necessário para se tornar um profissional da corretagem imobiliária, “O corretor de imóveis era visto como um canastrão, hoje a profissão é valorizada e precisamos estar sempre informados para seguir para o mercado, estou aqui para me preparar para esta outra profissão que escolhi seguir,” afirmou a aluna. Os alunos foram trazidos pelo professor do curso, “Além de trazer o aluno em busca de mais informação, nós queremos aproximar nossos futuros corretores do Creci para que percebam a importância que tem o conselho e o que o Creci promove de benefícios para os filiados”, afirmou Celso Costa de Barros, professor de TTI.

O ingresso simbólico foi 1 kg de alimento não perecível. O Creci/MS relaciona os alimentos arrecadados e após criteriosa análise, providência a doação para instituições filantrópicas. Nas palestras dos anos de 2013 e 2014 foram arrecadados mais de 1 (uma) tonelada e meia de alimentos.

Mais imagens:
Fonte: Mário Salgado - Foto: Divulgação Creci/MS