Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Segunda-feira, 15 de junho de 2015

Dicas para decorar a casa no inverno

A estação mais fria do ano já começa dar sinais de sua proximidade. Não é novidade para ninguém que o inverno combina com elegância, afinal, é nessa época que as pessoas costumam tirar os cachecóis, botas e blusas de lã do armário. Mas não é só o look das pessoas que é alterado com as baixas temperaturas. A queda nos termômetros também pode deixar o lar mais bonito, elegante e quentinho, especialmente porque, neste período, as pessoas costumam ficar mais em casa na tentativa de se esconder do frio.

Segundo Carolina Lage, designer de interiores e sócia da Lage Falqueto Interiores, escritório de Belo Horizonte que atende projetos comerciais e residenciais, o carro chefe da estação, quando o assunto é decoração da casa, é o aquecimento. E a proposta é simples: deixá-la mais aconchegante. “Embora o Brasil seja um país de clima tropical que em nada se compara ao inverno rigoroso da Europa, algumas pessoas mantêm o hábito de acender lareiras, e esse é o momento para aproveitá-las ao máximo”, afirma a profissional. O ideal é, ao acendê-las, fechar todas as portas da casa para concentrar o calor em um só espaço, e engana-se quem acha que o método é ultrapassado. “Hoje existem inúmeros tipos de lareiras, que não consomem muita energia e deixam o ambiente aquecido em pouquíssimo tempo”, destaca Carolina. Dentre os modelos mais atuais, segundo ela, estão as portáteis e ecológicas, que funcionam com biofluido líquido especialmente desenvolvido e licenciado para este fim. “Não produz fumaça, resíduos inalantes e nem cheiro, e pode ter ascendimento automático ou manual. Além de ser uma opção ecológicamente correta, esses modelos se encaixam muito bem em qualquer projeto”, explica.

E, nesse clima acolhedor e aconchegante, não se pode esquecer dos sofás, que devem estar bem quentinhos, condição essencial para os dias frios. “Uma dica é optar por tecidos bem macios como o suede, camurça e o veludo”, cita. Mas, para quem não pretende reformar o sofá ou comprar um novo, almofadas, mantas ou cobertores felpudos e peludos são acessórios mais que bem-vindos em qualquer cantinho, seja no sofá, na poltrona de TV, na sala de leitura e até aos pés da cama do casal. “Porém, é importante evitar os excessos, para não deixar o ambiente carregado demais, e, principalmente, saber harmonizar as cores com o restante da decoração”, alerta.

Um dilema para muitas pessoas, nesta época, é quanto ao piso frio. Por isso, Carolina lembra que tapetes felpudos e macios são essenciais e podem, inclusive, ser usados no lavabo e banheiro, já que a superfície desses espaços costuma ser mais fria. Para estes ambientes, é importante que o tapete tenha uma proteção antiderrapante e sejam confeccionados com tecidos e pelos apropriados.

Os detalhes também fazem toda a diferença para quem deseja criar uma atmosfera aconchegante compatível com o inverno como, por exemplo, o uso de velas, lanternas e uma boa iluminação com temperatura de cor quente, como LED’s e fluorescentes com cor amarela, que transmitem mais conforto, uma vez que espaços com Luz branca tornam o ambiente mais frio e sem vida.  “Aproveite para revisar as luminárias e trocar as lâmpadas por luz amarela, que fará toda diferença e contribuirá para um maior conforto térmico e visual do ambiente.”, recomenda a designer de interiores. Segundo ela, as velas e lanternas podem ser usadas sobre o aparador, mesa de jantar ou de apoio e até mesmo na lateral da cama. “Pequenos castiçais com velas darão todo charme e aconchego nas noites frias”, diz.

Cores e Flores
 
Segundo a designer de interiores Bárbara Falqueto, sócia de Carolina, as cores que serão tendência na decoração da casa no inverno 2015, seja nos tapetes, cortinas, móveis e objetos, são o castanho, em tons de caramelo quente, e o cinza, que é tão básico quanto o preto, podendo ser aplicado em inúmeros tons. Sem falar na cor “Marsala”, um tom de vinho puxado pro marrom, considerada a cor do ano de 2015 pela Pantone (empresa sediada em Carlstadt, New Jersey, conhecida pelo seu sistemas de cor, largamente utilizado na indústria gráfica.)

E, para dar um toque de alegria, as flores típicas da estação não podem faltar pela casa. Entre elas, estão a lavanda, a rosa, azaleias e cerejeiras, adequadas para a área externa ou terraço, podendo também ser utilizadas em vasos decorativos no interior da residência. “A beleza, a cor viva e a delicadeza das flores quebram a sensação de ‘tristeza’ que o inverno parece gerar e contribuem para que a estação mais fria do ano se torne ainda mais aconchegante sem deixar de ser alegre”, destaca Bárbara.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Fotos: Divulgação