Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Terça-feira, 4 de outubro de 2016

InfoImóveis inicia campanha para destacar projetos de arquitetos

Sempre buscando valorizar o trabalho dos profissionais envolvidos no segmento imobiliário, o Portal InfoImóveis começou uma campanha para destacar os projetos dos arquitetos de Mato Grosso do Sul. Por meio de nosso Instagram (@infoimoveis) e Facebook (facebook.com/infoimoveis), estamos divulgando, gratuitamente, o material que nos é enviado pelo email [email protected].

 

Confira os arquitetos que já nos enviaram seus projetos e foram destaque em nossas redes sociais, sem nenhum custo ou ônus: Ana Paula Gimenez, MV Arquitetura, Charis Guernieri, Thaline Queiroz Marques, Thais Franco, Conrado Mendes, Marcio Sakai, Lara Cerantola.

 

Entenda a importância desse profissional

 

De acordo com Daniel Bianchin, Diretor Executivo do site, o objetivo é mostrar o potencial dos profissionais da nossa região. “É comum pensar que a função do arquiteto resume-se apenas à questão estética, porém, consideramos ele idealizador e também um facilitador para que as coisas fluam melhor desde as primeiras idéias até a entrega das chaves, passando pelo planejamento da obra”, afirmou Daniel.

 

Planejamento é a palavra chave no dia a dia de arquiteto. Essa é a condição básica para uma construção ter o menor custo e ser útil aos seus futuros ocupantes. Como todo projeto começa pela arquitetura, é fácil entender a importância de ter um arquiteto auxiliando o empreendedor desde as primeiras horas de um projeto de construção.

 

A arquitetura é uma profissão bastante complexa e abrange diversas áreas como magistério, consultoria, perícia e execução de obras. Além do projeto de arquitetura em si, o arquiteto está apto a elaborar e gerenciar também os projetos de instalação elétrica, hidráulica, esgoto, gás, estrutura e paisagismo.

 

O Arquiteto também pode ser o responsável legal pela execução da obra, sendo de sua responsabilidade as sanções penais, no caso de eventuais sinistros. Também é ele o responsável por cumprir todas as exigências legais, assim como zelar pelo perfeito funcionamento das instalações e pela solidez da construção durante um período de até cinco anos após a conclusão da obra, conforme determinado pelo código civil.

 

Aliás, o profissional mais indicado para assumir a responsabilidade pela execução ou gerenciar a obra é o próprio autor dos projetos, pois conhece a fundo todas as suas particularidades. No caso de uma obra não possuir um profissional responsável pela sua execução, que tanto pode ser um Engenheiro Civil como um Arquiteto, todas as sanções penais recairão sobre o proprietário. Este poderá, inclusive, responder criminalmente pelo exercício ilegal da profissão, apesar de muitas pessoas pensarem que o responsável por estas situações, no final das contas, será o pedreiro ou empreiteiro.

 

Em última análise séria, no mínimo, uma grande imprudência e irresponsabilidade confiar o investimento de um razoável capital -- na elaboração de um projeto e na execução da obra – a pessoas sem experiência, qualificação e responsabilidade legal.

Mais imagens:
Fonte: Mário Salgado - Foto: Reprodução Instagram