Sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Confira os riscos de comprar ou vender imóvel sem um Corretor

Com o avanço da internet, ficou muito mais fácil anunciar ou procurar anúncios de imóveis para locação ou venda. Afinal, são vários os sites ou até mesmo grupos de discussão em redes sociais em que se reúnem várias opções. Dá até mesmo para agendar visitas e fazer negociações online!

No entanto, nem sempre essa facilidade é tão vantajosa quanto pode parecer à primeira vista. Isso porque o processo de realização de transações imobiliárias envolve uma série de detalhes e de particularidades que podem ser um pouco complexos para quem é leigo no assunto. No fim, isso pode acabar resultando em erros, pendências e até prejuízos financeiros, que não aconteceriam se a compra tivesse a mediação de um corretor ou de uma imobiliária.

“Alugar ou comprar um imóvel envolve muito mais do que a transação comercial. Práticas de vistoria, cláusulas de contrato e itens que são de incumbência de cada parte na transação. Todos esses aspectos devem ser considerados e avaliados por quem já tem experiência no assunto e conhece bem o trâmite das negociações imobiliárias”, afirma Tarik Faraj, sócio-fundador da imobiliária TRK Imóveis.

Faraj alerta ainda que existem alguns erros comuns que costumam acontecer quando a transação é feita diretamente com o proprietário. Confira abaixo os aspectos destacados pelo empresário:

Menor possibilidade de visualização

Foi-se o tempo em que colocar uma placa na porta de casa era suficiente para atrair interessados. A grande oferta do mercado faz com que simples anúncios, mesmo que feitos online, acabem não se tornando muito atrativos junto ao público.

Quando uma imobiliária pega um imóvel sob seus cuidados, ela além de utilizar serviços de profissionais como fotógrafos e redatores para qualificar a divulgação do imóvel, o coloca ao dispor de uma lista de clientes e de todos os seus contatos, o que otimiza o tempo de encontrar um possível comprador ou inquilino. Além disso, o corretor ainda fica a cargo de todas as visitas e, com isso, você não precisa dispor de tempo livre.

Riscos ao receber pessoas estranhas para visitar o imóvel e possíveis golpes

Não é só o tempo livre que pode ser um empecilho na hora das visitas, mas também a segurança. Imagine receber um estranho e sofrer um assalto enquanto mostra seu imóvel?
Isso não é tão comum com as imobiliárias, porque elas possuem sistemas de checagem de dados que não estão ao alcance do público em geral, o que ajuda a aumentar a segurança durante a visita.

Dificuldade com a parte burocrática e a documentação

Por mais experiência que se tenha na realização de transações imobiliárias, existem uma série de providências que vão desde o ato da elaboração do contrato até a resolução de questões adicionais como levantamento e análise de toda a documentação necessária para garantir a lisura da negociação. “Uma simples certidão que não foi solicitada e analisada durante o processo de negociação, pode fazer com que todo o processo de venda seja inviabilizado, ou pior, fazer com que a venda seja anulada pela justiça”, pondera Rafael Roda, sócio da TRK Imóveis.

Como os corretores têm conhecimento mais profundo sobre isso, você não precisa se preocupar em checar a legislação vigente na cidade e que devem ser seguidas para a execução correta de todos os procedimentos.

O tempo do cliente é diferente do seu

Nem sempre uma única visita é suficiente para que o interessado tome a sua decisão. Muitas vezes, são necessárias várias idas até o imóvel e até mesmo a visita de todos os futuros moradores em horários diferentes.

Como pode ser complicado conciliar tudo isso com sua agenda no dia a dia, ter um corretor com boa disponibilidade é fundamental para aumentar a quantidade de visitas que o imóvel recebe.

O risco de vender o imóvel com valor abaixo do mercado

Uma das partes mais importante da venda ou da locação de um imóvel é a avaliação da propriedade, para que se possa estabelecer um preço justo e que atenda às necessidades do proprietário, ao mesmo tempo em que fica competitivo no mercado.

Um corretor qualificado é capaz de fazer isso de forma correta e você não precisa se preocupar em levar prejuízos nem em acabar ficando com um imóvel desinteressante para possíveis compradores.

Mais imagens:
Fonte: Portal Exame
Acompanhe o InfoImóveis
    Todas as informações dos anúncios são de responsabilidade dos respectivos anunciantes.